Dificilmente nós falamos sobre livros aqui, talvez somente nos primeiros anos do blog isso aconteceu. Mas acabei de terminar Aqui estou do Jonathan Safran Foer e me deparei com a vontade de indicar ao menos um livro para todo mundo este ano, e seria este.
Aqui estou é o terceiro romance do escritor norte-americano, depois de onze anos longe do lançamento de Extremamente alto & incrivelmente perto. E quinze anos de sua estreia com Tudo se ilumina. Todos lançados pela Editora Rocco, e os dois últimos levados ao cinema.

O Autor Jonathan Safran Foer
Aqui estou mostra a derrocada de uma relação familiar entre Jacob e Julia com uma escrita dinâmica, como sempre foi a prosa do americano. Jacob e Julia possuem três filhos e estão em crise depois de dezesseis anos de casamento. Jacob é judeu e a partir daí há uma trama paralela no romance onde são traçados paralelos entre a vida dos judeus em Israel e nos EUA, especificamente em Washington. Há um embasamento distópico neste assunto com suposições e situação que acontecem em Israel e levam a questionamentos da comunidade judaica, especialmente dentro da família de Jacob. É desta religiosidade presente no livro que vem o título, que é a resposta de Abraão a Deus quando chamado por este.
Estes episódios possuem importância na trama, principalmente na atual situação do mundo. Mas, para mim, o ponto de inflexão em todo o romance são as relações. A começar a crise da meia-idade de Jacob, sem ter a noção de que está saindo de um ciclo e entrando em outro, ou tendo esta noção e se auto-disfarçando. A relação de afeto de todos os personagens. Em certo momento Julia pergunta para Jacob se ele ama mais os filhos que ele mesmo. A parte mais bonita de todo o livro é a forma civilizatória da relação familiar dos personagens. Por mais que em certos momentos exista uma mágoa ou um certo rancor, sempre há uma forma afetiva de superar isso, ainda mais com doses de amor. Um casamento no fim pode ter amor. Uma relação extra-conjugal pode não ter amor. Um filho pode amar mais a mãe que o pai ou o contrário e vice-versa. Numa separação o filho pode ter preferência por um dos país, ou pode haver uma união para salvar o casamento dos pais. Todos os episódios do livro são construídos de formas diferentes. Cada capítulo traz uma revelação. O mundo precisa aprender e entender a aceitação da perda.
Enfim, é um livro que te abraça pelo afeto. É um livro sobre pessoas querendo ser mais humanas, na visão não óbvia desta frase.
“Entre quaisquer dois seres existe uma distância única, impassível, um santuário onde não se pode entrar. Às vezes ele toma forma de isolamento. Às vezes toma forma de amor.”
Informações
Summary
AQUI ESTOU
Autor: Jonathan Safran Foer
Tradução: Daniel Pellizzari E Maíra Mendes Galvão
592 pp. | 16×23 cm
ISBN: 978-85-325-3057-8
Assuntos: ficção – romance/novela
Selo: Rocco
You might also like
More from Filmes, HQs e Séries
Oscar 2018 confirma influências culturais do México nos Estados Unidos
As premiações de Melhor Direção para Guillermo del Toro com “A Forma da Água” e Melhor Animação para o filme …
Up! Altas Aventuras anuncia novo show no Animal Kingdom
Em 2018 uma nova atração aguarda os fãs de “Up! Altas Aventuras” (2009) no parque temático Animal Kingdom, na Disney, …
Festival Internacional de Cinema de Trento, na Itália, promove proteção ambiental
A cidade italiana de Trento, no norte da Itália, abriga um dos mais tradicionais e diferentes eventos de cinema da …