Com quinze anos de carreira e cinco álbuns de estúdio, a queridinha de Sheffield, Arctic Monkeys é uma das bandas de rock mais consistentes da atualidade. Com letras confusas e poéticas e arranjos musicais que se encaixam perfeitamente, o quarteto britânico vem fazendo seu nome no mundo da música, juntamente com as transformações pelas quais vem passando de acordo com seu amadurecimento, que dividiram opiniões. Nessa seleção de dez videoclipes, tais transformações são altamente perceptíveis. Mergulhe na diversidade do Arctic Monkeys a seguir:
10. The Hellcat Spangled Shalalala
Um vídeo tão bonito com sobreposições de clipes da banda em momentos íntimos, fãs cantando, paisagens belas e a moça sobre a qual a música fala tinha que estar nessa lista de todo jeito. Os vídeos do álbum Suck It And See são os mais consistentes e belos da carreira da banda e esse não poderia ficar de fora.
09. Cornerstone
https://www.youtube.com/watch?v=tX1vsvcSn9M
Eu gosto de pensar que os membros da banda fizeram alguma aposta e o Alex perdeu e provavelmente esse fato deu origem ao vídeo. Não há muito o que ser dito dessa verdadeira pérola, com o frontman fazendo caras e bocas super engraçadas com um suéter que parece ter sido feito pela avó dele. Alex Turner pode querer pagar de bad boy o quanto quiser, mas o mundo sempre terá o vídeo de Cornerstone.
08. The View From The Afternoon
https://www.youtube.com/watch?v=wLKWwSHpUr4
Whiplash before was cool, uma simples palavra pode resumir esse clipe: Explosivo – exatamente como a música. O vídeo acompanha um baterista e suas dificuldades em conseguir tocar, exatamente igual à Andrew Neiman no filme já citado. Em preto e branco, o videoclipe é uma verdadeira herança do começo da banda.
07. Black Treacle
Do mesmo diretor de “Suck It And See”, o clipe até pode ser uma continuação do outro, dependendo da interpretação. O mesmo mostra Matt Helders já preso e Breana correndo pelo deserto em um vestido de noiva; paralelamente, podemos ver uma cortesã realizando uma série de movimentos sensuais no carro de Alex Turner. Com direito a objetos levitando, um leão moribundo e o baterista todo machucado em um hospital, o clipe é misterioso, confuso e belo.
06. You And I
De todos os clipes que mostram os bastidores de criação e gravação, esse é o meu favorito. Com a participação de Richard Hawley, podemos ver o Arctic Monkeys em momentos de descontração sem deixar a imagem de bad boys de lado. Com seus cigarros, motocicletas, conversíveis, jaquetas de couro e topetes à lá Danny Zuco em Grease, o clipe combina perfeitamente com uma das músicas mais sensuais do grupo.
05. Leave Before The Lights Come On
https://www.youtube.com/watch?v=Dqb_hw6Qs30
O clipe se inicia com um homem andando na rua e um sapato cai na frente dele; o mesmo olha pra cima, vê uma mulher prestes a se jogar de um edifício e vai prestar socorro. Ambos se abraçam e o homem a leva pra uma cafeteria onde a mesma tenta beijá-lo. Quando ele nega, mostrando uma aliança de casamento, a mulher começa a persegui-lo pelas ruas até que o homem dá um ultimato. A mulher então corre de volta para o topo do prédio e derruba seu sapato novamente, dessa vez quando Matt Helders estava passando pela rua. Jeito sinistro de conhecer homens, hein?!
04. Why’d You Only Call Me When You’re High?
Esse clipe é o verdadeiro representante das bads que batem quando o álcool sobe (e pelas ilusões do Turner otras cositas mas). Dirigido por Nabil (que trabalhou com Kanye West, Nicki Minaj, Frank Ocean, FKA Twigs e Bon Iver), o clipe ainda faz referências às obras de Dalí. Após uma noite de bebedeira com seus bandmates, Alex começa a enxergar “Stephanie” em momentos sensuais com pessoas totalmente aleatórias nas ruas – ao mesmo tempo que enche o celular da moça de mensagens e termina a noite indo procurá-la… No endereço errado. Alex Turner gente como a gente.
03. Fluorescent Adolescent
Responsável pela popularização da banda no cenário alternativo, o clipe de Flourescent Adolescent foi transmitido até a exaustão. Se você tinha MTV lá pra meados de 2007, provavelmente foi assim que você conheceu o Arctic Monkeys. Intrigante, o clipe mostra duas gangues brigando em câmera lenta, sendo uma delas composta por… Palhaços. E isso me lembra algo? Sim. Laranja Mecânica, sucesso controverso de Stanley Kubrick (que ao invés de uma gangue composta por palhaços mostra os drugues). Com a sobreposição de fotos dos membros da banda ainda crianças, o clipe é bizarro e faz pouco sentido, assim como a própria música – o que o torna ainda mais genial e cabível de N interpretações.
02. Do I Wanna Know?
Se Fluorescent Adolescent popularizou a banda no cenário alternativo, “Do I Wanna Know?” consolidou o Arctic Monkeys como uma banda de rock de peso. Segundo single de seu último disco, AM, o clipe é simples e ainda assim hipnótico. O clipe mostra ondas que vibram de acordo com os instrumentos tocados no decorrer da canção, além dos vocais – tais ondas vão formando diversos desenhos e inclusive a arte da capa do quinto disco da banda. O vídeo é o mais assistido do Arctic Monkeys e possui mais de 190 milhões de visualizações.
01. Suck It And See
https://www.youtube.com/watch?v=YxNSjppLWeQ
O casal Matt Helders e Breana McDow estrelam o melhor videoclipe do Arctic Monkeys, que mostra uma história conturbada de amor. Dirigido por Focus Creeps (responsáveis também pelos videoclipes de Black Treacle e Evil Twin), o clipe é inspirado em Lemmy (fundador do Motörhead) e segundo um dos diretores, Aaron Brown, “O vídeo inteiro é Matt Helders interpretando o Lemmy, caso sua primeira namorada não tivesse morrido e ele nunca tivesse se tornado músico, sendo apenas um cara normal: disfuncional, confuso.” O clipe ainda faz menção a The Death Ramps, pseudônimo da banda. Com uma fotografia incrível, o clipe é de encher os olhos.
You might also like
More from Listas
Os 30 Melhores Discos de 2019 (até o momento)
Por Flavio Testa e Isadora Tonini O 505 Indie diminuiu o ritmo de postagens, mas um post que segue firmão é …
Os 50 Melhores Álbuns Brasileiros de 2018
por Flavio Testa, exceto em: Abujamra, Elza, Gal, Lenine, Pedro Luis, Caetano e filhos, Ceumar e cia por Raphael Pousa Dingo Bells …
Os 30 melhores discos brasileiros de 2018, até o momento
por Flavio Testa, exceto em: Abujamra, Elza, Lenine, Caetano e filhos, Ceumar e cia por Raphael Pousa Dingo Bells por Rodrigo Fonseca Mahmundi …