Seguindo a lista da semana passada, onde apresentamos os dez melhores clipes do The Black Keys, essa semana trazemos as dez maiores pérolas da banda britânica Kasabian. Ao longo da carreira, a banda lançou cinco álbuns de estúdio e diversos clipes, que vão desde à bizarrices sem contexto à banda assaltando bancos. O top 10 você confere a seguir:
10. Cutt Off
Filmado em Nova York, o clipe mostra Tom Meighan caminhando pelas ruas enquanto algumas pessoas correm enlouquecidas e totalmente aterrorizadas de algo. Quanto mais Tom caminha, mais pessoas aparecem amendotradas e a banda permanece inabalável. Tal terror é causado por um tubarão imenso que flutua pela cidade devorando cidadãos. Totalmente nonsense e por isso mesmo, incrivelmente divertido.
09. bumblebeee
Não faço a menor ideia do que o Kasabian tentou transmitir (talvez não tenha tentado transmitir nada) com esse clipe, que mostra uma multidão de pessoas alternando com uma multidão de cães. Apesar de bizarro, o clipe é energético e dá vontade de sair pulando e quebrando tudo que você encontra pela frente.
08. eez-eh
O primeiro single do disco mais recente da banda, 48:13, é uma faixa dançante e animada. E para combinar com o clipe, nada mais do que a banda pulando em frente a um telão com as letras da música e a logo do novo disco, além de fazerem uma porção de coisas esquisitas (dançar para um porco espinho empalhado, por exemplo) e fazerem referências a própria música (em it’s turning my milk sour, Tom cospe leite na câmera). O clipe é em preto e branco, apenas com o telão de 48:13 em rosa, cor da capa do disco. O marco da nova, e divisora de águas, fase do Kasabian.
07. Vlad The Impaler
Noel Fielding (The Mighty Boosh) interpreta Vlad, o Empalador. Vlad foi o imperador da Valáquia, conhecido por seus métodos de tortura, que posteriormente serviu de inspiração para o vampiro Drácula. Apesar de curto, o clipe mostra Vlad empalando diversas pessoas naquela mistura de comédia e terror muito utilizada em filmes. O personagem fez tanto sucesso que apareceu em alguns shows do Kasabian, como no Glastonbury de 2014.
06. Fire
O clipe mostra a face melindrosa da banda, que vira uma gangue assaltante que utiliza guitarras como armas. Após um assalto à um banco que foi mal sucedido, vemos Serge e Tom encurralados e Serge então joga o conteúdo roubado contra uma parede. Com um ritmo acelerado e cenografia de um verdadeiro filme, foi dirigido por WIZ (responsável pela direção de grande maioria dos clipes da banda) e filmado na Cidade do Cabo, África do Sul.
05. Where Did All The Love Go?
O clipe se passa em um ambiente circense com um quê dos cabarés franceses e mostra a banda tocando em meio aos artistas e de alguns motoqueiros do clube Hells Angels. Os pontos altos do clipe são a fotografia impecável e Serge Pizzorno usando lápis de olho. Uma das canções mais poderosas e bonitas da banda que ganhou um clipe tão bonito quanto.
04. stevie
O clipe futurista mostra o crescimento de Stevie, uma criança que vive em um ambiente controlado por pessoas mascaradas que realizam diversos testes no garoto e o alimentam com pílulas misteriosas, exercícios repetitivos e obediência extrema marcam a criação do menino. Stevie, porém, decide explorar o que há por trás das paredes que o cercam e encontra crianças de sua idade, mostrando pela primeira vez sua fragilidade.
03. L.S.F (Lost Souls Forever)
Uma prisão feminina, apresentando mulheres corajosas e com os nervos à flor da pele. Orange is The New Black? Não. O clipe de L.S.F mostra o Kasabian se apresentando em uma prisão e presenteando uma das detentas com uma gaita, que vai passando de mão em mão, sem motivo aparente. Logo sabemos que as detentas estão tentando fugir e que a chave das celas se encontra dentro da gaita. O clipe encerra com a icônica arte da capa do primeiro disco da banda, de título homônimo.
02. Re-Wired
Dirigido por Tom Carty, o clipe mostra a banda sendo perseguida por um carro. Homenagem à grandes clássicos do cinema como A Morte Pede Carona, Quanto Mais Idiota Melhor e Pulp Fiction: Tempos de VIolência, o clipe ainda mostra Noel Fielding caracterizado de Vlad, the Impaler quando a banda foge da perseguição em uma bicicleta.
01. Empire
Uma poderosa crítica ao que ocorre dentro do próprio exército de um país quando o mesmo se encontra em guerra. A morte de um mensageiro desencadeia um verdadeiro motim protagonizado pelo Kasabian, que busca justiça perante aos comandantes, que desfrutam das riquezas das guerras enquanto seus subordinados sucumbem e morrem. No final do clipe, o provérbio latino “dulce et decorum est pro patria mori”, que significa “é doce e honorável morrer pela pátria”.
You might also like
More from Listas
Os 30 Melhores Discos de 2019 (até o momento)
Por Flavio Testa e Isadora Tonini O 505 Indie diminuiu o ritmo de postagens, mas um post que segue firmão é …
Os 50 Melhores Álbuns Brasileiros de 2018
por Flavio Testa, exceto em: Abujamra, Elza, Gal, Lenine, Pedro Luis, Caetano e filhos, Ceumar e cia por Raphael Pousa Dingo Bells …
Os 30 melhores discos brasileiros de 2018, até o momento
por Flavio Testa, exceto em: Abujamra, Elza, Lenine, Caetano e filhos, Ceumar e cia por Raphael Pousa Dingo Bells por Rodrigo Fonseca Mahmundi …