MELHOR FILME
Sniper Americano
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Boyhood: Da Infância à Juventude
O Grande Hotel Budapeste
O Jogo da Imitação
Selma
A Teoria de Tudo
Whiplash: Em Busca da Perfeição
Deveria vencer: Birdman
Irá vencer: Birdman
Faltou na lista: Garota Exemplar, O Abutre e Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo
Bolsa de apostas: 1º Birdman (1.55) x 2º Boyhood (2.50) x 3º Grande Hotel Budapeste (41) x 3º O Jogo da Imitação (41) x 5º Sniper Americano (51) x 6º Selma (126) x 6º Whiplash (126) x 6º A Teoria de Tudo (126).
No frigir dos ovos Birdman é o mais completo. Whiplash, O Grande Hotel Budapeste e O Jogo Da Imitação são filmes dignos da lista. Boyhood provou ao longo do tempo ter uma dose maciça de hype envolvido. Ele perdeu força em todas as camadas do público, desde adoradores até detratores, mas dizer que o filme não deva pertencer aos indicados seria um exagero também. Eu faria três trocas fáceis nessa lista. Saí Selma, A Teoria de Tudo e Sniper Americano. No lugar colocaria Garota Exemplar (o filme mais injustiçado deste ano), O Abutre e Foxcatcher ou qualquer um dos estrangeiros.
[divider]
MELHOR ATOR
Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo – Steve Carell
O Jogo da Imitação – Benedict Cumberbatch
Sniper Americano – Bradley Cooper
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) – Michael Keaton
A Teoria de Tudo – Eddie Redmayne
Deveria vencer: Steve Carell
Irá vencer: Eddie Redmayne
Faltou na lista: Jake Gyllenhaal (O Abutre), Chadwick Boseman (James Brown) e John Lithgow (O Amor é Estranho)
Bolsa de apostas: 1º Eddie Redmayne (1.22) x 2º Michael Keaton (4) x 3º Bradley Cooper (26) x 4º Benedict Cumberbatch (41) x 5º Steve Carell (151)
Steve Carell como o ricaço John Du Pont está SENSACIONAL. Aliás Foxcatcher seguindo a linha de filmes biografia conta uma história bem interessante, a partir do ponto de vista do lutador olímpico Mark Schultz e toda a loucura de Du Pont que patrocionou o Wrestling americano na década de 80/90. Foxcatcher é o Rush deste ano. Biografia esportiva preterida pela academia. Benedict Cumberbatch se ganhasse também não teria nenhuma injustiça, Michael Keaton também. Bradley Cooper é ok, mas Jake Gyllenhaal (O Abutre), Chadwick Boseman – impagável como James Brown – e John Lithgow (O Amor é Estranho) são melhores. Agora injustiça mesmo é se o favorito Eddie Redmayne ganhar no tolo, A Teoria de Tudo.
[divider]
MELHOR ATRIZ
Dois Dias, Uma Noite – Marion Cotillard
A Teoria de Tudo – Felicity Jones
Garota Exemplar – Rosamund Pike
Para Sempre Alice – Julianne Moore
Livre – Reese Witherspoon
Deveria vencer: Julianne Moore
Irá vencer: Julianne Moore
Faltou na lista: Amy Adams (Grandes Olhos), Jennifer Aniston (Cake) e Agata Trzebuchowska (Ida)
Bolsa de apostas: 1º Julianne Moore (1.01) x 2º Reese Whiterspoon (26) x 3º Rosamund Pike (41) x 4º Felicity Jones (67) x 5º Marion Cotillard (81)
Não tem nem o que ver aqui J Moore na cabeça, qualquer outra coisa seria injustiça, apesar de grande atuação das outras quatro mulheres, especialmente Reese Whiterspoon. Quer dizer, Felicity Jones foi apenas ok, mas talvez pelo fato do filme não ter dado espaço para mais do que isso. Falando um pouco mais sobre o filme da J Moore, quem tem um alzheimer na família ou pessoa próxima vai ficar particularmente comovido com a película. É o personagem perfeito para se ganhar um Oscar e Julianne não deixou por menos.
[divider]
[divider]
MELHOR ATOR COADJUVANTE
O Juiz – Robert Duvall
Boyhood – Da Infância à Juventude: Ethan Hawke
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) – Edward Norton
Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo – Mark Ruffalo
Whiplash: Em Busca da Perfeição – J.K. Simmons
Deveria vencer: J.K. Simmons
Irá vencer: J.K. Simmons
Faltou na lista: Josh Brolin (Vício Inerente), Christopher Waltz (Grandes Olhos) e Michael Fassbender (Frank)
Bolsa de apostas: 1º J.K. Simmons (1.03) x 2º Edward Norton (21) x 3º Mark Ruffalo (26) x 4º Ethan Hawke (126) x 4º Robert Duvall (126)
Primeiro que Josh Brolin em Vício Inerente, não só deveria estar na lista como deveria ser o vencedor. O papel de delegado durão com forte inclinação homossexual reprimida, é o melhor personagem de um filme confuso pelo andamento da narrativa e o excesso de personagens, em elenco recheado de estrelas. Não li o livro, mas aparentemente a adaptação de Paul Thomas Anderson (que inclusive foi indicado por essa adaptação), não foi tão feliz assim. J.K. Simmons foi também irretocável e nessa categoria não deve haver surpresas. Mark Rufallo em Foxcatcher seria a minha segunda pedida entre os indicados.
[divider]
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Boyhood: Da Infância à Juventude: Patricia Arquette
Livre: Laura Dern
O Jogo da Imitação: Keira Knightley
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância): Emma Stone
Caminhos da Floresta: Meryl Streep
Deveria vencer: Patricia Arquette
Irá vencer: Patricia Arquette
Faltou na lista: Jessica Chastain (O Ano Mais Violento), Viola Davis (James Brown) e Agata Kulesza (Ida)
Bolsa de apostas: 1º Patricia Arquette (1.01) x 2º Emma Stone (28) x 3º Keira Knightley (81) x 3º Laura Dern (81) x 3º Meryl Streep (81)
Essa categoria também é barbada. Meryl Streep cumprindo agenda, Keira em um filme mediano e Emma Stone quase lá, deixaram o caminho livre pra Patricia Arquette. A atuação dela é a melhor coisa de Boyhood e qualquer outro resultado será injusto.
[divider]
MELHOR DIRETOR
Boyhood: Da Infância à Juventude – Richard Linklater
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) – Alejandro González Iñárritu
Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo – Bennett Miller
O Grande Hotel Budapeste – Wes Anderson
O Jogo da Imitação – Morten Tyldum
Deveria vencer: Alejandro González Iñárritu
Irá vencer: Alejandro González Iñárritu
Faltou na lista: Dan Gilroy (O Abutre), Christopher Nolan (Interstellar) e David Fincher (Garota Exemplar)
Bolsa de apostas: 1º Alejandro Iñarritu (1.50) x 2º Richard Linklater (2.30) x 3º Bennett Miller (67) x 4º Morten Tyldum (81) x 5º Wes Anderson (101)
Linklater e Iñarritu são os principais concorrentes, sendo que Linklater levou os prêmios mais badalados até o momento: Bafta, Globes, Critics Awards; Iñarritu levou o prêmio da Associação de Diretores (DGA), o mais relevante na categoria. O falso plano-sequência de Inãrritu, o filme tem um ritmo bem legal, acelera na maior parte do tempo sem cansar ou confundir o expectador, as atuações estão de muito boas pra cima, não tem tempo perdido ou personagem errado. A película é redonda, apesar de eu achar o tema um tanto quanto insipiente. Nesse aspecto Boyhood é melhor, tem mais profundidade.
[divider]
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Boyhood: Da Infância à Juventude – Richard Linklater
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) – Alejandro González Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Armando Bo
Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo – E. Max Frye, Dan Futterman
O Grande Hotel Budapeste – Wes Anderson, Hugo Guinness
O Abutre – Dan Gilroy
Deveria vencer: O Grande Hotel Budapeste – Wes Anderson, Hugo Guinness
Irá vencer: Birdman – Alejandro González Iñárritu
Faltou na lista: Damian Szifon (Relatos Selvagens), John Carney (Begin Again) e Mike Leigh (Sr. Turner)
Bolsa de apostas: 1º Grand Hotel Budapeste (1.50) x 2º Birdman (2.30) x 3º Boyhood (15) x 4º O Abutre (67) x 5º Foxcatcher (81)
[divider]
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Sniper Americano – Jason Hall
Vício Inerente – Paul Thomas Anderson
O Jogo da Imitação – Graham Moore
A Teoria de Tudo – Anthony McCarten
Whiplash: Em Busca da Perfeição – Damien Chazelle
Deveria vencer: O Jogo da Imitação
Irá vencer: Whiplash
Faltou na lista: Gillian Flyn (Garota Exemplar), Nick Hornby (Livre) e Richard Glatzer, Wash Westmoreland (Para Sempre Alice)
Bolsa de apostas: 1º O Jogo da Imitação (1.30) x 2º Whiplash (4.20) x 3º Sniper Americano (15) x 4º A Teoria de Tudo (67) x 5º Vício Inerente (81)
Acredito que Whiplash leva. Inclusive o filme deveria estar na categoria de melhor roteiro original. Os favoritos são O Jogo da Imitação e Whiplash, mas essa é uma das categorias mais disputadas esse ano. A Teoria de Tudo que era considerado um azarão, ganhou o Bafta Awards recentemente. Apenas Vício Inerente está descartado entre os especialistas. E de fato, que filme confuso e perdido. Se fôssemos apostar, aqui reside a melhor aposta. O vencedor do BAFTA por exemplo, pagam 67 dilmas para cada caraminguá investido. Destinaria 10% das minhas fichas em a Teoria de Tudo, 20% em Sniper Americano e 70% em Whiplash. O favorito neste caso não vale a pena, porque tem retorno baixo e risco alto.
[divider]
MELHOR FOTOGRAFIA
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) – Emmanuel Lubezki
O Grande Hotel Budapeste – Robert D. Yeoman
Sr. Turner – Dick Pope
Invencível – Roger Deakins
Ida – Lukasz Zal, Ryszard Lenczewski
Deveria vencer: Ida
Irá vencer: Birdman
Faltou na lista: Robert Elswit (O Abutre), Hoyte van Hoytem (Interstellar) e Bradford Young (Selma)
Bolsa de apostas: 1º Birdman (1.20) x 2º O Grande Hotel (4.50) x 3º Invencível (13) x 4º Ida (15) x 5º Sr. Turner (21)
Eu li algo por aí sobre essa ser a disputa mais emblemática entre o enquadramento estático, o detalhe e a simplicidade de recursos, ou seja, a beleza mais clássica, versus o falso plano-sequência, mais frenético e moderno. Entre os dois, não nego a minha preferência pela beleza clássica e detalhista de Ida. Entre os favoritos, as cores vivas de Wes Anderson surgem como segundo grande favorito nesta categoria.
[divider]
MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Mandariinid (Tangerines): Zaza Urushadze – Estonia
Ida: Pawel Pawlikowski – Polonia
Leviatã: Andrey Zvyagintsev – Russia
Relatos Selvagens: Damián Szifrón – Argentina
Timbuktu: Abderrahmane Sissako – Mauritania
Deveria vencer: Leviatã
Irá vencer: Ida
Faltou na lista: Sono de Inverno (Turquia), Força Maior (Suécia) e Dois dias, Uma Noite (Bélgica)
Bolsa de apostas: 1º Ida (1.50) x 2º Leviatã (2.65) x 3º Relatos Selvagens (9.50) x 4º Timbuktu (29) x 5º Tangerines (41)
Emocionalmente falando, Tangerines é o filme que me mais me tocou: a desconstrução do porquê defendemos coisas que não são importantes – usando o mote da guerra e de bandeira – é algo que me atingiu em cheio, gostaria de resenhá-lo por aqui, ou vamos tomar uma cerveja e eu te explico a qualquer hora. Agora racionalizando a coisa, Leviatã e Ida são os mais completos. A plot de Leviatã é excelente mostra o homem sendo engolido pelo sistema, história bem contada com boas reviravoltas, mostra bem o interiorzão russo também. Ida vence pela lindeza cinematográfica, com um enredo de personagens complexos, que questionam a própria existência e aptidões, é um filme que sugere, enquanto Leviatã expõe. Entendo a perspectiva, mas acho que o roteiro de Ida poderia ter sido um pouco mais esmerilhado. Leviatã tem quase o dobro de filme 140 min x 82 min. Não que isso seja fator preponderante, mas uns 20 minutos a mais poderia explicar melhor algumas evoluções psicológicas dos personagens.. Tudo muito estático e de supetão, lindas imagens, personagens fascinantes, no entanto a evolução da trama poderia ser melhor. Relatos Selvagens é o filme menos arte e mais blockbuster dessa turminha, não seria uma surpresa se a Argentina ganhasse pela terceira nessa categoria.
[divider]
You must justify why you are on this earth. Gorillas justify why I am here. They are my life – Andre Bauma
Na categoria MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA, eu assisti apenas 2 dos 5 concorrentes: Virunga e Citizenfour. Virunga é uma das coisas mais lindas que eu assisti nos últimos tempos, os personagens são tão caricatos, tipo quem é do bem é cheio de virtudes e quem é do mal é um FDP de tamanho maior. Parece muito mais filme do que documentário. A história é muito forte, trata-se sobre a guerra civil no Congo, os anos recente de paz e democracia, que voltaram ao tempo de instabilidade quando uma reserva de petróleo foi descoberta no Parque Nacional de Virunga, o mais antigo da África, o único que preserva o Gorila da Montanha, fonte de prosperidade para a população local, o petróleo renovou o processo de colonização, no caso corporativa, com vista grossa do governo, e apoio direto das milícias. A forma como esses caras defendem o Parque e os gorilas, é uma definição bastante honesta de heroísmo.
Citizenfour tem maior relevância política ao falarmos de globo, e sim, é um senhor documentário também. Os vazamentos que Snowden fez da NSA, agência de espionagem do governo americano, no doc conseguimos ver no detalhe, no íntimo, as entranhas de como tudo isso aconteceu.
Citizenfour deve vencer.
[divider]
RANKING GERAL DOS FILMES QUE MARCARAM O ANO
1. VIRUNGA
2. TANGERINES
3. LEVIATHAN
4. GONE GIRL
5. BIRDMAN
6. NIGHTCRAWLER
7. IDA
8. BEGIN AGAIN
9. JAMES BROWN
10. SONO DE INVERNO
[divider]
APOSTAS OUTRAS CATEGORIAS
Direção de Arte: O Grande Hotel Budapeste
Edição: Boyhood
Melhor Figurino: O Grande Hotel Budapeste
Mixagem de Som: Birdman
Edição de Som: Birdman
Efeitos Visuais: Interstellar
Maquiagem e cabelo: O Grande Hotel Budapeste
Música Original: Selma
Trilha Original: A Teoria de Tudo
[divider]
…E A CONTAGEM FINAL DE ESTATUETAS FICARIA ASSIM:
BIRDMAN – 6
O GRANDE HOTEL BUDAPESTE – 3
BOYHOOD – 2
WHIPLASH – 2
A TEORIA DE TUDO – 2
Será?
You might also like
More from reviewfilme
Crítica: Planeta dos Macacos – A guerra (2017)
Seguindo a sequência de acontecimentos dos filmes anteriores, A Origem e O Confronto, chegamos ao ápice e fim da trilogia. …
Crítica: Homem Aranha – De Volta Ao Lar
Após uma presença marcante em Capitão América: Guerra Civil, o retorno do Cabeça de Teia aos cinemas era mais do …
Maratona Oscar 2017: Análise da Categoria de Melhor Atriz
AVISO: SPOILERS ACONTECERÃO. A categoria de Melhor Atriz, talvez seja a mais concorrida deste ano, com três atrizes em condições muito …